Marketing de Vídeo está em tendências de conteúdo

O marketing de vídeo é uma estratégia assertiva para promover uma marca, produto ou serviço. No ambiente digital, o conteúdo é uma ferramenta eficiente para atrair e fidelizar seu público-alvo. Pode ser usado como uma estratégia de marketing independente ou em conjunto com outras táticas e campanhas, por exemplo, mídia social ou marketing de conteúdo.

Com uma variedade de canais de conteúdo que uma marca tem à sua disposição, o vídeo oferece uma maneira emocionalmente envolvente de se conectar com os clientes. Além disso, permite capturar a atenção dos usuários em um ambiente digital sobrecarregado com diferentes tipos de conteúdo em vários formatos.

Por que o marketing de vídeo é importante?

Por ser um formato de conteúdo envolvente e gerador de emoções, os vídeos têm a capacidade de criar um vínculo relacional entre uma empresa e seus consumidores de uma forma que o texto simplesmente não consegue. Isso pode ocorrer por vários motivos, a começar, porque a imagem tende a reter maior atenção.

O marketing de vídeo continua sendo uma parte vital da vida diária de marcas e consumidores, especialmente desde o advento do YouTube em 2005. Os avanços e a adoção da tecnologia de smartphones também forneceram mais oportunidades para a exibição e o consumo de vídeo em diferentes dispositivos.

Outros avanços tecnológicos incluem a facilidade de criar vídeos com mais qualidade. Isso, de  fato, faze com que os profissionais de marketing vejam isso como uma forma popular de transmitir mensagens a um público amplo.

Tipos de vídeo marketing

Vídeos da marca – O principal objetivo do desenvolvimento de um vídeo desse tipo é criar reconhecimento para a marca perante seu público-alvo. São, portanto, vídeos disponíveis na televisão e em mídias digitais.

Vídeos de demonstração – Um vídeo de demonstração pode dar aos usuários um tour pelo produto. Além disso, mostra as vantagens de uso, as formas de utilização e as funcionalidades.

Vídeos instrutivos – Os vídeos instrutivos ajudam a construir conhecimentos fundamentais que os espectadores precisam tomarem decisões sobre a aquisição de produtos ou serviços.

Vídeo ao vivo – Os meios de comunicação social – como Facebook, YouTube e Instagram – tornaram a transmissão ao vivo acessível e uma escolha popular para os profissionais de marketing transmitirem vídeos e se envolverem com o público em tempo real.

Entrevistas com especialistas – Para adicionar mais validação a um produto ou serviço, as marcas aderem à entrevista com uma abordagem especializada para criar confiança com seu público.

Vídeos patrocinados – Semelhante às entrevistas com especialistas, as marcas que oferecem um vídeo patrocinado visam estabelecer a confiança em seu produto ou serviço. Essa também é uma ótima forma de as marcas oferecerem cupons ou descontos para o público, ampliando o alcance da marca.

marketing de vídeo

Benefícios do marketing de vídeo

As organizações podem obter vários benefícios do marketing de vídeo, incluindo o seguinte:

Construção de reconhecimento

O vídeo promove uma conexão envolvente e de forma mais rápida. Sua apresentação é útil, experiente e mais humana, resultando em uma sensação realista que pode estabelecer melhor a confiança.

Estimula o compartilhamento

Seja em formato longo ou curto, o vídeo é um ótimo recurso compartilhável. Isso certamente expande o alcance que um vídeo pode ter, pois já há um aumento integrado no envolvimento do cliente .

Melhora o SEO

A criação de links entre sites e vídeos, o uso de boas palavras-chave e a inclusão de transcrições tornam os vídeos um recurso facilmente indexável para os mecanismos de pesquisa.

Impulsiona conversões e vendas

O vídeo atua em diferentes estágios da jornada de um comprador. Um conteúdo em vídeo aumenta a compreensão do usuário sobre um produto ou serviço e auxilia no processo de tomada de decisão de compra.

Mais para explorar