CFM muda regras de publicidade médica!

Diante da revolução das mídias sociais, CFM moderniza a resolução da publicidade médica. Veja como lotar sua agenda! 

O Conselho Federal de Medicina divulgou recentemente novas regras para a publicidade médica, favorecendo novas estratégias e possibilidades. As novas resoluções modernizam a forma como os profissionais da saúde podem divulgar seus serviços, contribuindo para aumentar o número de pacientes captados e atendidos. 

Principais alterações na publicidade médica

  • Fotos de antes e depois
  • Fotos de pacientes e celebridades atendidas
  • Publicação de depoimentos e elogios
  • Divulgação do preço da consulta
  • Mostrar ambiente de trabalho e equipamentos utilizados
  • Filmagens de procedimentos (menos gravados por terceiros)

Regras sobre o uso de imagens

De acordo com a Resolução CFM nº 2.336/23, a imagem utilizada pelos médicos deve ter caráter educativo. Além  disso, precisa obedecer critérios como: 

  • O material deve estar relacionado à especialidade registrada do médico;
  • A imagem deve apresentar também um texto educativo, contendo as indicações terapêuticas e fatores que podem interferir negativamente no resultado.

A imagem também não pode ser manipulada ou melhorada e o paciente não pode ser identificado. Demonstrações de antes e depois devem ser apresentadas em conjunto com imagens contendo indicações, evoluções satisfatórias, insatisfatórias e possíveis complicações decorrentes da intervenção. 

Quando for possível, deve ser mostrada a perspectiva de tratamento para diferentes biotipos e faixas etárias, bem como a evolução imediata, mediata e tardia.

Fonte: https://portal.cfm.org.br/
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