Como otimizar vídeos no Youtube

O Youtube é uma das plataformas de vídeo mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Então, se você deseja criar um canal de sucesso na rede social, é importante otimizar vídeos no Youtube. Desse modo, o conteúdo poderá ser encontrado por mais pessoas e ainda ajudar no marketing de vídeo.

O que é a otimização de vídeo no Youtube?

A otimização de vídeo é o processo de tornar seu conteúdo mais relevante e atraente para os mecanismos de busca, como o Youtube. Quando você otimiza seus vídeos, você aumenta as chances de eles aparecerem nos resultados de pesquisa e serem vistos por mais pessoas.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como otimizar vídeos no Youtube para aumentar as visualizações.

6 Formas de otimizar vídeos no Youtube

1. Defina uma palavra-chave

A primeira etapa para fazer SEO em vídeo é definir uma palavra-chave. A palavra-chave é, em suma, o termo ou frase que as pessoas usarão para pesquisar seu conteúdo.

Para escolher a palavra-chave certa, você pode usar a ferramenta de autocomplete de busca do Youtube. Essa ferramenta mostra os termos mais pesquisados na plataforma.

Ademais, faça benchmark, analisando os vídeos dos seus concorrentes mais bem sucedidos. Veja quais palavras-chave eles aproveitam e tente encontrar termos semelhantes que sejam relevantes para o seu conteúdo.

2. Crie um bom título

O título do seu vídeo é a primeira coisa que as pessoas verão nos resultados de pesquisa. Portanto, é importante que ele seja claro, conciso e relevante para a sua palavra-chave. O título deve conter a palavra-chave, mas não deve ser muito longo. O ideal é que ele tenha entre 60 e 70 caracteres.

3. Use tags

As tags são palavras-chave complementares que você pode adicionar ao seu vídeo. Elas ajudam o Youtube a entender melhor o conteúdo do seu vídeo e a exibi-lo para pessoas que estão procurando por esses termos.

Então, para escolher as tags certas, você pode usar as mesmas técnicas que usou para escolher a palavra-chave principal.

4. Escreva uma descrição interessante

A descrição do seu vídeo é uma ótima oportunidade para você fornecer mais informações sobre o seu conteúdo e convencer as pessoas a assistirem ao vídeo. A descrição deve ser clara, concisa e relevante para a sua palavra-chave. Ela também deve ser interessante e convidativa.

5. Crie vídeos de alta qualidade

O conteúdo é o rei. Sendo assim, se você quiser que as pessoas assistam aos seus vídeos, eles precisam ser de alta qualidade. Isto é, os vídeos devem ter uma boa imagem e som, e devem ser bem editados.

6. Promova seus vídeos

Depois de otimizar seus vídeos, é importante promovê-los para que as pessoas saibam que eles existem. Você pode promover seus vídeos nas redes sociais, em seu site ou blog, ou até mesmo por e-mail. 

Aqui estão algumas dicas adicionais para otimizar vídeos no Youtube:

  • Crie uma miniatura atraente que chame a atenção das pessoas.
  • Adicione legendas aos seus vídeos para torná-los acessíveis a um público mais amplo.
  • Incentive as pessoas a comentar e compartilhar seus vídeos.
  • Com um pouco de esforço, você pode criar vídeos no Youtube que sejam encontrados por mais pessoas e que alcancem um público maior.

Gostou das dicas da Midiar Comunicação e Marketing? Compartilhe esse artigo com os seus amigos!

Mais para explorar