Gastos com publicidade de produtos IA disparam este ano

Os maiores anunciantes mundiais estão alavancando o boom da Inteligência Artificial  investindo em publicidade de produtos IA. Até agora, em 2023, eles gastaram quase quatro vezes mais em anúncios de produtos de IA do que no ano passado durante o mesmo período. Isso é o que aponta um novo relatório da MediaRadar, plataforma de inteligência de anúncios e capacitação de vendas.

Os anunciantes gastaram US$ 40,2 milhões promovendo produtos e soluções de IA até setembro de 2023 – acima dos US$ 10,9 milhões no terceiro trimestre de 2022. Somente no terceiro trimestre de 2023, os anunciantes investiram US$ 35 milhões, um aumento de 550% em relação ao mesmo período de 2022.

Os maiores anunciantes investidores em publicidade de produtos IA

Mais de 360 ​​anunciantes foram incluídos no conjunto de dados do MediaRadar. Alguns dos principais anunciantes incluíram IBM (IBM watsonx), Microsoft (Microsoft 365 Copilot), Dialpad, Salesforce (Slack GPT) e YourHana.AI.

Seis porcento dos anunciantes aportaram mais de US$ 100.000 em anúncios de IA, representando mais de US$ 36 milhões em gastos com publicidade.

TV e digitais

A IBM watsonx foi a força motriz no terceiro trimestre, investindo em TV (54% dos gastos) e vídeo online (32%), apontou o relatório do MediaRadar. No cenário digital, o vídeo online atingiu US$ 11,7 milhões. A exibição digital e as redes sociais pagas receberam, cada uma, cerca de US$ 3 milhões em gastos.

Mais números sobre uso de ferramentas de IA 

Quase 85% dos tomadores de decisão de marketing e CMOs afirmam que já usam ferramentas de IA, e 41% as utilizam regularmente, de acordo com uma pesquisa da Matter Communications. 

A conscientização através de anúncios e discussões em todo o setor, juntamente com o uso generalizado e a intenção de investir ainda mais em IA no próximo ano, preparam o terreno para um crescimento substancial. 

Não se trata apenas de expectativas infladas e exageros se os profissionais de marketing já estão realmente implementando essas ferramentas em seu fluxo de trabalho e procurando fazer mais no novo ano.

Mais para explorar