Diante da revolução das mídias sociais, CFM moderniza a resolução da publicidade médica. Veja como lotar sua agenda!
O Conselho Federal de Medicina divulgou recentemente novas regras para a publicidade médica, favorecendo novas estratégias e possibilidades. As novas resoluções modernizam a forma como os profissionais da saúde podem divulgar seus serviços, contribuindo para aumentar o número de pacientes captados e atendidos.
Principais alterações na publicidade médica
- Fotos de antes e depois
- Fotos de pacientes e celebridades atendidas
- Publicação de depoimentos e elogios
- Divulgação do preço da consulta
- Mostrar ambiente de trabalho e equipamentos utilizados
- Filmagens de procedimentos (menos gravados por terceiros)
Regras sobre o uso de imagens
De acordo com a Resolução CFM nº 2.336/23, a imagem utilizada pelos médicos deve ter caráter educativo. Além disso, precisa obedecer critérios como:
- O material deve estar relacionado à especialidade registrada do médico;
- A imagem deve apresentar também um texto educativo, contendo as indicações terapêuticas e fatores que podem interferir negativamente no resultado.
A imagem também não pode ser manipulada ou melhorada e o paciente não pode ser identificado. Demonstrações de antes e depois devem ser apresentadas em conjunto com imagens contendo indicações, evoluções satisfatórias, insatisfatórias e possíveis complicações decorrentes da intervenção.
Quando for possível, deve ser mostrada a perspectiva de tratamento para diferentes biotipos e faixas etárias, bem como a evolução imediata, mediata e tardia.
Fonte: https://portal.cfm.org.br/
Gostou das novidades sobre publicidade médica? Encaminhe este artigo para um colega médico que precisa saber disso!