Na psicologia humana geral, a teoria da prova social afirma que os humanos espelham o comportamento e as ações dos outros. O marketing de prova social consiste, em suma, em aproveitar a prova social positiva orgânica (natural) que sua empresa atrai, usando-a a favor da construção da imagem da sua marca perante seu público-alvo.
Essa estratégia permite que clientes em potencial se interessem pelos seus produtos ou serviços com base na influência de outros clientes. Alguns dos tipos de influência são:
- Como os outros usam seus produtos ou serviços.
- Por que seus clientes escolhem sua empresa.
- Por que as pessoas adoram voltar ao seu negócio.
- Quantos clientes você tem no geral.
5 maneiras de usar o marketing de prova social
Agora que sabemos o básico da prova social e por que ela funciona no marketing, precisamos aplicá-la. Aqui estão dez ideias para começar:
1. Mostre estatísticas em tempo real em seu site
Plataformas de comércio eletrônico e lojas locais com serviços de entrega fazem isso muito bem. Mas existem maneiras de usar as estatísticas em tempo real para lojas locais em plataformas como o Google.
Para sites com vendas online, você pode gerar uma notificação para os visitantes do site informando quando alguém fez uma compra ou deixou um ótimo feedback. Além disso, exiba o número de clientes atendidos e pedidos atendidos para gerar a prova social numérica.
2. Lista e link para menções na mídia
Quando sua empresa foi inaugurada, ganhou um prêmio ou contribui para alguma ação social, seu negócio foi mencionado na mídia local? Você foi mencionado na mídia nacional? Aproveite qualquer publicidade que receber, não importa quão pequena seja, e certifique-se de incluí-la em seu site com backlinks. Isso é que chamamos de assessoria de imprensa digital ou PR digital.
3. Destaque produtos populares
Destacar produtos populares e aqueles sugeridos por seus clientes dá aos visitantes uma sugestão sobre o que comprar antes de decidirem pela compra. Se você estiver usando o WP Business Reviews, poderá criar coleções marcadas para cada uma delas e colocá-las abaixo desses itens em seu site. Dessa forma, seus clientes podem validar a popularidade do item antes de visitá-lo ou fazer um pedido on-line.
4. Encontre influenciadores e embaixadores da marca
Influenciadores são pessoas com status de celebridade que podem custar dinheiro ao seu negócio. No entanto, os influenciadores têm um ROI alto e esse pode ser um ótimo caminho para sua empresa. Por outro lado, você pode obter um resultado semelhante com embaixadores da marca que custam pouco para implantar. Usar esse método pode ser endosso e prova social numérica. Depende da sua estratégia.
5. Compartilhe as experiências dos clientes nas mídias sociais
De uma forma ou de outra, as pessoas estão falando sobre o seu negócio online. Logo, a maneira mais fácil de encontrar essas conversas é olhar seus comentários. Encontre os melhores e compartilhe-os em seus canais de mídia social em formatos como o vídeo, que é altamente engajador.